Anti-fraude
Página específica com informações sobre anti-fraude no peoplepass.
Antifraude
O antifraude é uma ferramenta que tem como função proteger as lojas de e-commerce de ataques cibernéticos. Além disso, ele proporciona mais segurança aos clientes no momento da compra.
Como funciona
Por meio das redes neurais, entre várias outras técnicas de inteligência artificial. O antifraude consegue analisar as informações cadastrais do consumidor e acompanhar o processo de navegação até a efetivação da compra. Ele analisa informações como: geolocalização, redes sociais de IP e outras informações importantes que definem o grau de risco da compra. Depois dessa análise, o e-commerce recebe uma nota informando se a compra pode ou não ser aprovada.
Porque um antifraude é importante
Ainda de acordo com o Serasa, a maioria das lojas online fecha por causa dos prejuízos gerados pelas compras fraudulentas. Não só para evitar as perdas financeiras (ou falência), mas também a perda de engajamento e credibilidade por parte dos consumidores. É indispensável que os e-commerce tenham em suas operações um antifraude.
O antifraude faz a gestão de risco e garante à sua empresa boas taxas de aprovação e menos chargeback. Sem isso, as chances de compras verídicas serem reprovadas são maiores e os e-commerces podem ter dificuldades no tempo de aprovação por falta de análise. Portanto, ficar sem um sistema antifraude em sua loja pode acarretar em grandes prejuízos para o caixa. Essa certamente é uma ferramenta essencial para qualquer e-commerce.
Contudo, preciso ressaltar que ter um antifraude e deixar tudo “na mão” da ferramenta não vai te livrar de chargebacks.
Isso porque o antifraude minimiza o risco de alguém que tenha os dados do dono do cartão ou comprador aplicar a fraude a partir das análises de dados. Mas não consegue inibir cem por cento as chances de isso acontecer. É aí que entra a revisão manual, que pode ser feita através de uma pesquisa sobre esse cliente ou uma ligação para verificar se a venda foi feita por ele, por exemplo. Unindo isso tudo, aí sim as chances serão drasticamente reduzidas e você garante compras reais e segurança para o seu cliente.
Diferentes tipos de fraude
Fraude efetiva
É a que ocorre quando as compras são efetuadas com cartões de créditos roubados ou clonados. Ao receber a cobrança, o dono do cartão pede o estorno (o famoso chargeback) por não reconhecer a compra, mas como o produto foi entregue e o e-commerce já teve todos os custos operacionais para entrega do item, ele fica no prejuízo.
Auto fraude
Ocorre quando o próprio titular do cartão efetua a compra, mas finge desconhecê-la e liga na loja pedindo estorno do valor cobrado na fatura ou na própria administradora do cartão dizendo não reconhecer a compra.
Fraude amigável
Acontece quando um conhecido do titular do cartão efetua uma compra sem sua permissão e ele desconhece a compra, pede estorno e, mais uma vez, a loja perde.
Vantagens do antifraude
Segurança – ele garante ao seu cliente um site protegido para efetuar compras. Isso aumenta o engajamento do cliente com a marca e a taxa de conversão;
Praticidade – as avaliações de autenticidade das compras são feitas com maior agilidade;
Redução de prejuízos – os problemas com fraudes são drasticamente reduzidos, logo, os prejuízos também;
Proteção – você se protege de fraudes e possíveis multas praticadas pelas adquirentes quando o índice de ataques é alto;
Políticas de prevenção para conferencia de titularidade
E altamente recomendado que o Termo de Entrega de cada reserva vendida seja impresso antes do início do evento, e que seja apresentado ao titular comprador para assinatura, efetivando o reconhecimento do pedido de compra online, da prestação do serviço, da entrega do produto e do acesso ao evento.
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